segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O "meu" Porto

Gosto imenso do Porto, das suas gentes, do seu modo de falar e até não desgosto do clima se o puder temperar com uma casinha bem aquecida. É verdade que não aprecio chuva. Mas em compensação a neblina portuense faz as minhas delícias.
O meu Porto talvez tenha pouco do que é tradicional referir quando se fala dele. Para mim, que durante cinco anos lá vivi dois dias por semana, o seu lado turístico foi o que menos explorei. Aquilo que me encantava de verdade era passear na Foz, andar em Santa Catarina, parar no Café Magestic para beber um cimbalino ou mesmo um bom chá com torradas, mais à tarde, almoçar uma francesinha em qualquer dos pequenos restaurantes que pululam pelos seus cantos e deambular, a pé, pelas ruas da cidade, até entrar na Lello, uma das mais bonitas livrarias que conheço. E aí, verdadeiramente, extasiar-me.
Noutro dia poderia parar no café Guarany, na Avenida dos Aliados, beber um duplo e preparar as pernas para passear em Serralves, encher os pulmões de ar e descansar. Depois, partir para a Casa da Música - considerada uma das salas com melhor qualidade acústica, senão a melhor - ou para o Museu de Arte Contemporânea. E, se ainda houvesse coragem e programa que me satisfizesse, não deixaria de dar um pulo ao Teatro Rivol ou ao S. João.
A alternativa a tudo isto é caminhar pelo centro histórico do Porto e perceber como uma parte importante da nossa existência como país, tem ali as suas marcas. E aqui vale a pena deixar que o nosso coração bata ao ritmo dos nossos olhos.
Mas atenção, falta aqui referir senão o mais importante, pelo menos, o mais agradável, que é passar umas horas a fazer compras nas boas lojas da capital nortenha ou num dos seus grandes centros comerciais, onde poderemos sempre ter algumas gostosas surpresas.
Este é o roteiro abreviado do meu Porto, aquele que nunca me cansa revisitar. Mas se só lá for por uma ou duas horas, basta-me passear pela Foz para me sentir completamente retemperada!

Helena

1 comentário:

  1. D. Helena

    Permita que lhe sugira uma visita ao Estádio do Dragão em dia de jogo para que o seu roteiro fique completo.Lá encontrará muito mais do que um desafio de futebol. Encontrará a verdadeira essência do povo do Norte. Sentirá a alma de quem ama de forma incondicional, arrebatadora,sem vergonha ou timidez...

    Vai ver que vai gostar.

    Respeitosos cumprimentos

    ResponderEliminar