domingo, 9 de dezembro de 2012

A verdade da mentira

Sempre foste mentiroso. Mas eu sempre soube disso e amparei o teu jogo. Hoje pergunto-me porquê e não sei qual das respostas que ensaio é válida. Seria porque o sexo era bom? Creio que não, pelo que, depois de ti, aprendi. Seria porque eras o mais terno dos homens que conheci? Duvido, porque atrás dessa ternura vinha sempre um pedido, uma solicitação interesseira. Seria porque me davas a mão, quando os outros olhavam para nós? Improvável, porque quando estávamos sós esses dedos nem os meus tocavam. Seria porque eras a minha droga, a minha vitamina, a razão pela qual eu existia? Talvez. É muito possível que essa fosse a primeira das causas.
Seriam, de certo, muitas as razões por que eu te amava. Razões frágeis, falsas, destrutivas. Mas, nem por isso, menos reais. Ou, apesar disso, suficientemente ponderáveis para que eu não fosse capaz de te deixar, na certeza de que se o fizesse, não sobreviveria.
Contudo, um dia, foste capaz de falar verdade. De me avisar. De me deixar. E eu, tonta, habituada que estava à mentira do nosso amor, não te acreditei. Esperei, na certeza de que haverias de voltar. Terias que o fazer porque não sabias viver com a verdade. Mais cedo ou mais tarde. Não importava. Havias de voltar, eu tinha de confiar que assim seria. Só não sabia quando...
Afinal não voltaste. Para mim. Voltaste para quem querias voltar. E eu, idiota, ainda me recusei a acreditar. Esquecendo que a vida não se escreve. Apenas acontece. Para alguns. Porque, para outros, ela apenas se limita a passar...

HSC

4 comentários:

  1. Ambos iludidos. Um vivendo uma verdade através de várias mentiras; o outro, muitas mentiras cravejadas de verdade.

    Texto cru e totalmente verdadeiro.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com o Paulo, no sentido em que apesar de "crua", a situação descrita pode ser muito real.
    Na verdade, como se diz "vale mais só que mal acompanhado", mas há quem não entenda isso e prefira a ilusão de ter o que não verdade não tem. Ou vá deixando a vida passar, esperando incessantemente pelo que nunca virá.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com os comentários acima mas, na minha opinião, nem a ilusão da verdade é pior do que ver a vida, simplesmente, passar.

    Um beijinho,
    Vânia

    ResponderEliminar
  4. Vivi esta situação quase assim
    Ainda hoje não sei a verdadeira razão porque o fiz
    Amor?!
    Estranho sentimento...

    ResponderEliminar