sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O selo

Mariana e Miguel conheciam-se bem. A primeira era ciumenta por vocação e o segundo femeeiro por natureza. Continuavam casados apesar de várias crises, que tinham sempre por base as proezas sentimentais de um e as efabulações da outra.
A situação tornava-se por vezes irónica. É que eram os ciúmes de Mariana que despoletavam a atenção de Miguel por pessoas relativamente às quais ele nem sequer pensara fazer qualquer diligência amorosa.
Foi exactamente isto que aconteceu com Telma, uma belíssima espanhola, gestora, que viera fazer um estágio na empresa em que ele trabalhava. Mariana conheceu-a num cocktail e, a partir daí, não mais deu descanso ao marido. Tanto insistiu - contava ele, depois - que este passou a olhá-la não só como colega, mas como mulher.
Nasceu, assim, um novo interesse, algo que não sendo apenas amizade laboral, também se não podia dizer que fosse um "caso". Mariana, contudo, já dera ao assunto a sua coloração pessoal, pelo que a "outra" passou a ser objecto de algumas discussões.
Estava estabelecido que Telma deveria regressar a Espanha dentro de uns dias. Porém, antes do retorno, teve oportunidade e necessidade de fazer uma viagem de trabalho com Miguel.
Essa viagem marcaria uma viragem no relacionamento de ambos. Estavam sós, libertos, felizes, enfim, sentiam-se em clima de liberdade. E aí aconteceu o que Mariana entendia que há muito acontecera.
Foi um encontro físico intenso, apaixonado, relaxante, compensador. Para os protagonistas, um encontro importante.
À volta Mariana "sentiu" que algo se passara e quando pela centésima vez questionou o marido, este, surpreendentemente, contou-lhe a verdade. E a verdade é que ficara balanceado.
Estalou o drama. Mas, apesar disso, Miguel nada prometeu. Apenas disse que precisava de tempo. Mariana, por seu lado, conteve-se e apostou no facto de saber que a estagiária voltaria ao seu país. O que aconteceu, realmente, algum tempo depois.
Tudo parecia ter acalmado. Miguel voltara à sua tranquilidade habitual. Até que num quente dia de Agosto, Mariana entrou no carro do marido que tivera a atenção de a ir buscar ao cabeleireiro. Voltando-se para colocar a carteira no assento traseiro, viu qualquer coisa que lhe chamou a atenção. Era um selo. Quando lhe pegou viu o carimbo de Madrid e, no momento, invectivou o marido. Este, sereno, apenas lhe respondeu que iria à capital espanhola na semana seguinte...

Helena

Sem comentários:

Enviar um comentário