segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O jantar

Fátima e Tiago estavam casados há pouco tempo. Ambos trabalhavam na mesma empresa e chefiavam departamentos. Mas ele saía do país com bastante mais frequência do que ela.
Um dia o seu serviço foi encarregue de preparar a deslocação a Lisboa de uma missão fancesa que viria discutir um acordo com o departamento do marido. O programa foi combinado entre os números dois dos serviços que ambos chefiavam.
No final do encontro, Fátima chamou o seu homem de confiança, que lhe fez um relato técnico de tudo. Mas relativamente aos participantes pouco ou nada adiantava. Até que a chefe lhe disparou:
- Então e as senhoras eram bonitas? Gostaram de ir aos fados?
- Gostaram sim. Gostaram muito.
- E os homens?
- Quais homens?
- Os da missão, criatura. A delegação não era mista?
- Ah! Sim, também gostaram.

Fátima percebeu que ali havia gato e que o seu funcionário estava a esconder qualquer coisa. Esperta, pediu as fotos do evento. E reparou no cobiçoso olhar que, em quase todas elas, o seu marido deitava a uma das participantes. Não disse nada mas ficou mais atenta. Desde então, nem telefone nem pasta, jamais foram deixados ao abandono.
No mês seguinte nova viagem levava o marido a Paris. Ela bem viu a satisfação com que ele recebeu a notícia. A qual ainda era mais evidente quando ele voltou.
Esse foi o sinal. Comprou um telemóvel igual ao do marido e num momento de distração trocou-os. Nessa madrugada, desfez a troca, mas ficou com o registo do número, que com a pressa ele se esquecera de apagar. Teve sorte.
No dia seguinte ligou e disse quem era. Do outro lado, Anne Marie, completamente surpreendida, relatava-lhe a história rocambolesca que Tiago lhe contara.
De facto não escondera que era casado, mas acrescentara que a mulher, muito mais velha do que ele, andava numa cadeira de rodas e tinha uma grave doença que lhe dava um curto período de vida. Era por isso ele não se divorciara ainda...
Enfim, no meio do ridículo da situação, a francesa só exclamava " mais c'est du roman photo!". Uma vez esclarecida, de forma muito educada, perguntou a Fátima quem ela entendia que deveria esclarecer Tiago. "As duas", disse Fátima.
E explicou-lhe o plano. Como teria que ir brevemente com o marido a Paris, convidá-la-ia para um jantar surpresa ao latin lover.
E assim foi. Inenarrável o encontro dos três. Porque o único que conhecia ambas era Tiago que, mal viu Anne Marie no restaurante, disse que se estava a sentir mal...
Claro que ambas as mulheres se prontificaram a deixá-lo no hotel. E elas... foram jantar juntas.
Fátima já se divorciou. Anne Marie já se casou. E desde então, pelo menos uma vez no ano, em Portugal ou em França, elas estão juntas!
Helena

Sem comentários:

Enviar um comentário