sábado, 12 de junho de 2010

A honra


O que é a honra? Se consultarmos um dicionário de sinónimos, encontraremos palavras como brio, carácter, dignidade, nobreza ou pundonor.

Prefiro escolher carácter que simboliza aquilo que foi a preocupação maior dos meus pais na educação dos seus filhos e porque é o elo que verdadeiramente me une aos meus irmãos. E que pretendi transmitir aos meus filhos.
A honra não é apenas a escolha de um caminho. É uma obrigação. Individual e colectiva.

Portugal teve na sua história essa marca. Nós recebemos essa herança. Mas malbaratámo-la. Hoje, se elencarmos os valores essenciais da sociedade portuguesa neste domínio, muito possivelmente não veremos mencionado mais do que a honestidade. Ora a honra é bem mais do que isso. É um conjunto de valores de excelencia que ultrapassam, em muito, a seriedade. E que fazem de uma pessoa um modelo, um exemplo, alguém que se destaca dos outros pela forma como se comporta.



HSC

2 comentários:

  1. com o vento que nada levou
    levou o vento nada
    que um vento alevantou
    vento pequeno, de nada

    :-)

    ResponderEliminar
  2. "Tudo o que é verdadeiramente essencial permanece imutável dentro de nós!"

    verdadeiro
    dentro
    essencial
    eu
    universal

    Pedro

    ResponderEliminar